Com o objetivo de celebrar o Dia da Mulher e envolver a comunidade de Foz do Iguaçu e dos municípios lindeiros em ações no Parque Nacional do Iguaçu, foi realizado, na terça-feira (26), o primeiro café “Bonitas por Natureza”.
O evento, realizado por meio de uma parceria entre Sebrae/PR, Adetur, Urbia Cataratas, Parque Nacional Iguaçu e ICMBio, visa inspirar mulheres através de histórias e projetos locais nos temas empreendedorismo feminino, sustentabilidade e turismo. Para isso, foram convidadas três palestrantes, que compartilharam suas histórias: Cristina Muggiati, sócia-proprietária da Oficina do Sorvete; Iara Barros, idealizadora do projeto Onças do Iguaçu e, também, da iniciativa Crocheteiras da Onça; e Izabelle Ferrari, jornalista e idealizadora do projeto Paixão por Histórias.
Cristina relatou um pouco da história da empresa, que conquistou o Prêmio Nacional de Inovação, em 2022, na categoria “Inovação em sustentabilidade”, com a linha Sabores do Iguaçu, que utiliza frutas nativas da região para a produção de sorvetes artesanais, além de promover iniciativas como quilômetro zero (diminuindo a pegada de carbono, visto que os produtos não “viajam” para chegar até os consumidores) e de preservação agroflorestal, visto que a empresa compra um quilo de frutas, mas deixa cem gramas na natureza, a fim de garantir o equilíbrio do ambiente.
Já a bióloga Iara Barros contou mais sobre o projeto Onças do Iguaçu, que reúne uma equipe de seis pessoas para ajudarem na preservação das onças nativas da área do Parque Nacional. Ela deu destaque, também, ao projeto Crocheteiras da Onça, que oportuniza às artesãs da região uma fonte de renda a mais, visto que incentiva a produção de amigurumis (técnica que reúne pontos do crochê e do tricô) na temática do animal e reverte parte do valor para projetos de preservação.
A jornalista Izabelle Ferrari, por sua vez, contou sobre o projeto “Paixão por Histórias”, que ela e a irmã, Kathleen Ferrari, estão produzindo.
6d264h
Representatividade e motivação
A empreendedora Samara de Aguiar foi uma das participantes do encontro. Ela conta que abriu uma loja de roupas on-line há pouco mais de seis meses e que, desde então, sempre que surgem eventos que aliam as temáticas do empreendedorismo e do empoderamento feminino, se faz presente. Segundo Samara, ouvir os relatos de outras mulheres que trilharam o caminho que ela trilha hoje, é inspirador.
A consultora do Sebrae/PR, Maisa Silvestre, diz que, com isso, o objetivo foi cumprido. Segundo ela, o café é mais um dos vários eventos que são realizados em prol do empreendedorismo feminino e houve adesão de vários grupos. “Temos aqui empreendedoras, jornalistas, coordenadoras de núcleos da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, representantes de entidades e muitas outras mulheres que acreditam nessa causa. Estamos muito felizes em realizar esse evento e promover o empoderamento feminino na cidade, e na região”, concluiu.